Armadilhas MULTI FUNIL e feromona GALLOPROTECT PACK

Produtos

Armadilhas MULTI FUNIL e feromona GALLOPROTECT PACK

Armadilhas Multi Funil e feromona Gallolab / Galloprotect Pack para monitorização e controlo do insecto vector (Monochamus galloprovincialis) no Nemátodo da Madeira do Pinheiro.

Preços

GALLOBAB GALLOPROTECT PACK
Sócios
Armadilhas Multi Funil e feromona Gallolab / Galloprotect Pack
n.d.
GALLOBAB GALLOPROTECT PACK
Não sócios
Armadilhas Multi Funil e feromona Gallolab / Galloprotect Pack
n.d.

DESCRIÇÃO

Armadilhas MULTI FUNIL e feromona GALLOPROTECT PACK


Armadilhas Multi Funil e feromona Gallolab / Galloprotect Pack para monitorização e controlo do insecto vector (Monochamus galloprovincialis) no Nemátodo da Madeira do Pinheiro.

Descrição da praga

O longicórnio-do-pinheiro (Monochamus galloprovincialis) (Coleóptera: Cerambycidae) é um inseto secundário que coloniza pinheiros moribundos ou mortos recentemente em toda a Europa. Também foi encontrado em zonas do Cáucaso, Sibéria, Mongólia, China e Norte de África.

Todas as espécies de pinheiro são suscetíveis de colonização por este inseto, que também se reproduz, contudo, nos géneros Abies, Picea e Larix. A importância do longicórnio-do-pinheiro encontra-se no facto de ser transmissor do nemátodo do pinheiro Bursaphelenchus xylophiIlus, um agente patogénico letal responsável pelo definhamento dos pinheiros. Os adultos, que começam a emergir em finais de Maio e podem viver até ao mês de Outubro, alimentam-se da casca viva dos ramos jovens das árvores sãs. A reprodução e o desenvolvimento larvar ocorre em árvores doentes, mortas recentemente, moribundas, cortadas ou semiqueimadas.

Normalmente, nasce uma geração por ano, embora em zonas mais frias o ciclo de reprodução possa ser de dois anos. Os nemátodos penetram no corpo do inseto adulto, principalmente na traqueia, antes de este emergir, sendo assim transportados para fora da árvore. Quando o insecto se alimenta nos ramos sãos, o nemátodo abandona o corpo do vetor e penetra na árvore através das mordeduras, infectando-a. Os nemátodos também podem infetar os pinheiros mortos recentemente, quando o vetor faz neles a sua postura.

Medidas de combate

O combate a esta espécie é necessário, não pelos danos diretos que causa, mas sim pelos que derivam da propagação do nemátodo da madeira do pinheiro. As técnicas de controlo do inseto têm assentado em procedimentos preventivos destinados a evitar a dispersão do cerambicídeo a partir das zonas afetadas. A entrada de madeira a partir das zonas afetadas não é possível sem que a mesma seja sujeita aos tratamentos fitossanitários adequados.

Para evitar a proliferação do inseto, recomenda-se um planeamento correto dos tratamentos silvícolas, evitando deixar grandes volumes de madeira morta nas áreas florestais. Pontualmente, poderão ser aplicados produtos fitossanitáros registados e autorizados para utilização, embora devam constituir um último recurso devido ao seu elevado impacto ambiental.

No âmbito das medidas de redução das populações, introduziu-se recentemente o uso de feromonas e iscos cairomonais desta espécie para uma captura massiva.

Fórmula difusor

O produto GALLOPROTECT 2D é constituído por dois difusores de vapor que contêm, de forma independente, a feromona de agregação desta espécie (2-undeciloxi-1-etanol) e outras substâncias cairomonais (ipsenol e 2-metil-3-buten-1-ol). Além disso, o produto poderá ser complementado com a emissão de um composto terpénico dos pinheiros, o alfa-pineno.

A velocidade de emissão dos componentes a partir do difusor GALLOPROTECT 2D em condições normais é diferente
para cada substância e suficiente para que o conjunto dure entre 45 e 50 dias. O tempo de eficácia do conjunto depende das condições de temperatura, vento e humidade atmosférica.

Aplicação
  • Para a aplicação do tratamento, devem ser seguidos os procedimentos estabelecidos pelas autoridades fitossanitárias.
  • Os difusores que compõem o GALLOPROTECT 2D têm de ser colocados em lugares diferentes da mesma armadilha. Recomenda-se a utilização da armadilha de funil ou de barreira, mantendo a maior distância possível entre difusores de feromonas e de cairomonas.
  • Se for utilizado também um difusor de alfa-pineno (GALLOPROTECT PLUS), este deverá ser instalado no meio da armadilha. Este difusor é utilizado em casos de grande quantidade de insetos.As armadilhas devem ser instaladas na área florestal, suspensas num suporte adequado ou por cordas dispostas entre as árvores, a uns 2m de altura em relação ao solo. A distância entre armadilhas deverá ser de 100 m a 150 m e deverão ser instaladas em espaços abertos. Recomenda-se a realização de contagens periódicas do número de capturas.
 
Manuseamento e armazenagem

O GALLOPROTECT 2D apresenta-se embalado em unidades. O material da embalagem é impermeável aos vapores dos diversos produtos. Recomenda-se que o produto seja guardado na sua embalagem original, sem a abrir, no frigorifico ou no congelador até ao momento de ser utilizado. Nestas condições, o produto poderá ser guardado durante um período de dois anos.

Evitar cortar ou perfurar os difusores. Os difusores e respetivas embalagens devem ser eliminados de acordo com a legislação em vigor.

Será necessário confirmação posterior através do número de sócio

Outros Produtos

Arbokol2

Cicatrizantes ARBOKOL ®

Resina cicatrizante

5/5
mekzol_1

MEKZOL para uso suberícola

Limpeza de ferramentas

5/5

Protetor de árvores CACTUS

Protector de árvores

5/5

Fitas de enxertia BUDDYTAPE

Fita de germinação

5/5
armadilha_multiwit3

Armadilhas MULTIWIT e feromonas CILINDRIWIT

Controlo de pragas

5/5

Armadilhas LEPYSYSTEM e feromonas PITYOLAB / PITYOPROTECT

Controlo de pragas

5/5
Teppeki514

TEPPEKI Inseticida sistémico

Insecticida sistémico

5/5

Armadilhas MULTI FUNIL e feromona GALLOPROTECT PACK

Controlo de pragas

5/5