13 Dez +Prev CRP
PROJETO
+PREV CRP
Designação do projecto
Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do Cancro-resinoso-do-pinheiro (+PrevCRP)
Código do Projeto
PDR2020-101-031064
Objetivo Geral
Implementação, em larga escala, de estratégias sustentáveis de minimização do risco de
dispersão do cancro-resinoso-do-pinheiro, que não afetem de forma significativa a
capacidade germinativa das sementes, nem a qualidade final das plantas produzidas
Região de Intervenção
Portugal
Como é financiado
Este projeto é financiado no âmbito do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020), Área 1 – Inovação e Conhecimento, Medida 1 – Inovação, Ação 1.1 – Grupos Operacionais.
O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) é um instrumento político e um mecanismo de financiamento utilizado pelos Estados-Membros para implementar as políticas de desenvolvimento rural da UE, num território específico. O PDR2020 tem como objetivo apoiar o investimento em explorações agrícolas e florestais, em empresas agroindustriais e na instalação de jovens agricultores, potenciado as condições para aumentar a competitividade.
O Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) é o principal instrumento de financiamento para a implementação do 2º pilar da Política Agrícola Comum, sendo o instrumento financeiro da União Europeia, destinado aos Estados-Membros, para alcançar diversos objetivos europeus de política de desenvolvimento rural, tais como melhorar a competitividade das empresas agrícolas, florestais e agroalimentares, ajudar a proteger a natureza e o ambiente, apoiar as economias rurais e melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais. O FEADER financia também estratégias de desenvolvimento local e ações de assistência técnica (projetos do tipo “Leader”) e contribui para a realização da Estratégia Europa 2020 através da promoção do desenvolvimento rural sustentável em toda a União, em complementaridade com os outros instrumentos da política agrícola comum, da política de coesão e da política comum das pescas.
O que se pretende
Este projeto visa atuar tanto ao nível das sementes como das plantas, para minimizar / eliminar o risco de dispersão, implementando metodologias eficazes para o controlo do fungo, com aplicação em larga escala, para poderem ser utilizadas pelos fornecedores de MFR no tratamento de sementes, substratos, contentores e água de rega.
Pretende-se, pois, minimizar os riscos de dispersão deste fungo, em particular em fornecedores de MFR, através da divulgação e aplicação de medidas preventivas assentes no tratamento dos diversos fatores de produção, nomeadamente:
– Avaliar a eficácia de métodos de desinfeção de sementes, substratos, contentores e água de rega, que não afetem a germinação das sementes e crescimento das plantas, e com possibilidade de serem aplicados pelos fornecedores de MFR em contexto real;
– Obter e analisar o desempenho de novos substratos, alternativos à casca de pinheiro, na qualidade das plantas obtidas;
– Aplicar os tratamentos mais eficazes em fornecedores de MFR e avaliar a sua aplicabilidade e impacto na germinação das sementes e na qualidade das plantas;
– Acompanhar o comportamento das plantas no campo (1º ano de plantação) após a aplicação dos tratamentos em viveiro; e
– Divulgar os resultados do projeto (através de um encontro nacional/internacional técnico-científico, folhetos informativos, páginas web dos parceiros e ações de demonstração) e elaborar um Manual Técnico de medidas preventivas.
Entidade Beneficiária
Fornecedores de MFR (cerca de 250) e, de forma indireta, a fileira do pinho, nomeadamente produtores(as) florestais, técnicos(as) do setor florestal e instituições governamentais.
Data de Aprovação
2017/07/19
Data de Início
2017/10/01
Data de Conclusão
2021/09/30
Custo Total Elegível
447.842,94 €
Parceiros
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. -ICNF, I.P.
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. – INIAV, I.P.
Direção-Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV
Associação para a Valorização da Floresta de Pinho – Centro Pinus
Florgénese – Produtos e Serviços para a Agricultura e Floresta, Lda.
Instituto Superior de Agronomia ISA
Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado – ANSUB
Instituto Pedro Nunes, Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia – IPN
Viveiros do Furadouro Unipessoal, Lda.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD
Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes – APFC
Pombalverde – Produção e Comercialização de Plantas, Lda.
A Germiplanta, Viveiros de Plantas, Lda.
Biochem Iberica – Químicos Agrícolas e Industriais, Lda.
Resultados esperados
Minimizar os riscos de dispersão de Fusarium circinatum, contribuindo para o seu controlo e reduzindo o impacto económico negativo que poderá originar, em particular, em fornecedores de MFR.
Criar e divulgar um novo processo, a integrar no “itinerário técnico” do atual sistema de produção de plantas florestais, assente na aplicação de medidas preventivas baseadas em tratamentos de desinfeção aplicáveis aos diversos fatores de produção.
Resultados obtidos
Em avaliação
Divulgação
Biosfera (XVI) – Pragas e Agentes Patogénicos na Paisagem Florestal | 7 jul, 2018 | Episódio 27 (minuto 9:35) [RTP]
Detecção de Fusarium circinatum Nirenberg & O’Donnell em coníferas da região central de Portugal
Doenças e pragas do pinheiro-bravo
Projeto PLURIFOR – Planos transnacionais para a gestão de riscos florestais;
Boletins informativos
Folheto informativo elaborado no âmbito do projeto GO Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do cancro resinoso do pinheiro (+PrevCRP), que pretende, de forma periódica, divulgar informação alusiva ao projeto.
Folheto informativo n.º 4 (junho 2020) (PDF 1,0 MB);
Folheto informativo n.º 3 (outubro 2019) (PDF 2,0 MB);
Folheto informativo n.º 2 (março 2019) (PDF 2,5 MB);
Folheto informativo n.º 1 (julho 2018) (PDF 3 MB);
Porquê este projecto?
Conheça o projeto em detalhe e o fungo Fusarium circinatum